Pensamentos do Venerável Enrique Shaw

Apostolado

“Fazer apostolado significa trabalhar com a mente e com todas nossas forças pelo próximo; sacrificar-se renunciando a tudo, humilhar-se; em sumo, orar, “romper-se”, preocupar-se e chorar pelas almas para conduzi-las a Cristo.
Fazer apostolado significa sobretudo, viver com Cristo, padecer, agonizar e morrer no mundo com Ele e por Ele.”

“Devemos ter bem presente o pecador que eu sou, o indigente e o necessitado de perdão e de ajuda divina, lutar contra o pecado, e para isso, a semelhança de Cristo, agir ainda em detalhes sob a dependência direta de Maria (cuja função é preparar-nos e libertar-nos de tudo aquilo que é oposto á ação de Deus.”

“No dia em que fiz 20 anos pedi a Deus que produzisse em mim os frutos que Ele desejava; que me tornasse ciente dos meus pecados e que me convertesse decidida e totalmente. Em resumo, minhas ideias religiosas se centraram em dois pontos: o primeiro, entender seriamente que sou um pecador; e o segundo, que eu deveria ir decididamente em direção a Deus. “

“Devemos ser socialmente cientes dos problemas, porque Jesus se ocultou nos pobres. Levar em conta a repercussão social de nossas ações, já que a Doutrina Social da Igreja é aplicada ou negada no dia a dia, às vezes sem ter a clara noção do que é feito.”

Casamento

“Casar-se é não mais pertencer a si mesmo.
Para o homem amar é preferir, e para a mulher amar é não comparar.
O amor autêntico recebe o ser humano não como um Deus, mas como um dom de Deus no qual Deus está contido.
Não se confunde com Deus, mas nunca se separa de Deus.
Como o amor dos esposos pode se secar, se eles foram criados e unidos para se dar a Deus uns aos outros? A vida partilhada entre dois floresce, torna-se infinita. É uma oração em comum.
O amor mútuo deve ser expresso. Não é suficiente toma-lo como certo. O crescimento do amor não é automático. É preciso recriá-lo.”