PRÓLOGO DO LIVRO “VENERÁVEL ENRIQUE SHAW E SUAS CIRCUNSTÂNCIAS”

PRÓLOGO DO LIVRO “VENERÁVEL ENRIQUE SHAW E SUAS CIRCUNSTÂNCIAS”

Como amigos da Causa de Canonização do Servo de Deus Enrique Shaw estamos felizes por esta nova reedição do livro de Ambrosio Romero Carranza “Enrique Shaw e suas circunstâncias”.

Em sua primeira edição, de 1984, o objetivo do autor foi reunir o material sobre sua vida mostrando o perfil de um homem de nosso tempo que, ao longo de sua vida, como marido, pai, filho, amigo, marinheiro e empresário, foi um exemplo da encarnação do ideal do leigo comprometido.

A seguir, o Papa João Paulo II deu um importante impulso às causas da Canonização e, quando foi publicada a segunda edição deste livro, já estava estabelecida a ideia de que a vida dos leigos era também um caminho de Santidade. Com isso, começamos a ver a possibilidade de que Enrique pudesse se qualificar para ser um Santo.

Por isso, em 1966, o então Monsenhor e depois Cardeal Jorge Mejía, convidou a ACDE (Associação Cristã de Dirigentes Empresariais), instituição fundada por Enrique, para promover sua Causa de Canonização.

Com a leitura da grande quantidade de material que Enrique Shaw deixou escrito e por meio dos testemunhos que se foram reunindo, fomos confirmando cada vez mais que estávamos diante de uma vida exemplar que deveria ser conhecida por todos como modelo de leigo em todos os momentos de sua vida.

Especialmente como exemplo para as lideranças, Enrique Shaw nos mostra a real possibilidade de passar pela tão questionada gestão do empresário, possibilitando a convivência bem sucedida e, simultaneamente, que rentabilidade e excelência na gestão são compatíveis com os princípios da Doutrina Social da Igreja, e que o empresário pode realizar o seu trabalho respeitando as regras e desenvolvendo a pessoa que colabora nas suas empresas.

Além disso, na gestão de Enrique Shaw, percebe-se também que ele buscou, em seu estilo empresarial sutil e pessoal, simultaneamente, aumentar os benefícios para a empresa e para as pessoas, tudo potencializado com o comprometimento que obteve dos funcionários que usufruíram de um ambiente sadio e de ótimas condições de trabalho.

A última edição foi por ocasião da Abertura da Causa de sua Canonização. A crescente demanda pelo livro de Romero Carranza nos mostra que sua vida e obra são de grande interesse e o reconhecimento de Enrique Shaw é cada vez maior.

Agora estamos próximos de enviar os antecedentes da Causa para que a Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano possa avaliar se Enrique viveu as virtudes cristãs de maneira heroica e se poderá, eventualmente, ser considerado Santo.

Fernán de Elizalde