
Em setembro de 1957, Enrique Shaw viajou para Harvard para estudar o Curso de Advanced Management. Ele foi um dos primeiros argentinos a estudar na prestigiosa universidade.
Infelizmente, não pôde levar sua família, pois já tinha oito filhos na época. Ao se hospedar no quarto de aluno que dividia com um colega, Enrique colocou um porta-retrato com a foto de sua família. Seu colega ficou surpreso e admirado ao saber que Enrique tinha uma grande família.
Em Harvard, Enrique participou ativamente das aulas. Em uma carta escrita em 11 de setembro de 1957 para Cecilia, Enrique relatou: “Hoje começamos de verdade. Pelo que vejo diretamente, teremos um mínimo de três horas de aula, uma hora de conversa informal com os professores, três horas de estudo individual e duas horas de estudo coletivo em grupos de oito homens. A organização e o ambiente geral são esplêndidos.”
As aulas eram expositivas, em que o professor apresentava um caso a ser analisado. Diferentes abordagens e várias soluções possíveis eram discutidas.
No final, a sensação era de que se deveria estar aberto a todas as diversas possibilidades. No entanto, Enrique sentia falta de uma orientação doutrinária e acreditava que, devido à falta de princípios orientadores, os casos podiam ser interpretados de muitas maneiras diferentes, dependendo da pura flexibilidade e pragmatismo.
Enrique também sentia a ausência da dimensão ética e moral nas análises dos casos. Em seu diário, ele escreveu: “O objeto da vida econômica, o dinheiro, deve ocupar um lugar subordinado ao caráter e à virtude.”
#veneravelenriqueshaw
#havard
#advancemanagement
#enriqueshaw
